sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trabalhando o gênero textual em sala de aula por meio do email

Segundo Marcushi (2004), os gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Os gêneros textuais englobam vários textos produzidos por um usuário comum, como por exemplo: crônica, contos, poesia, textos dissertativos, científicos, temos também a carta pessoal, conversas ao telefone e também o email.

O e-mail tornou-se utilizado pelos internautas por se tratar de um correio eletrônico, rápido, prático e econômico, as pessoas se comunicam em qualquer parte do mundo em segundos, podendo ser enviada (mensagem) para diversos destinatários.

Voltado para sala de aula, o email é uma ótima alternativa para o professor trabalhar em sua prática. Porque, este está à disposição do aluno, ou seja, este já possui o hábito de manuseá-lo na web em seu cotidiano. Este gênero possui grandes semelhanças com o bilhete e a carta pessoal, estes últimos usados na escola, ou seja, dá para trabalhar a carta e o bilhete em uma nova roupagem, utilizando para isso o email.

Nessa perspectiva, é relevante que o professor entenda que o email pode ser considerado como gênero textual, pois carrega a estrutura-padrão da carta: vocativo, texto, despedida e assinatura, a linguagem utilizada vai depender do grau de formalidade exigida, do destinatário e da mensagem, o texto em si, costuma ser curto para melhor entendimento. Trabalhando o texto por meio do email, o professor poderá aproveitar para o estudo da gramática, os erros detectados poderão ser anotados no quadro do Laboratório de Informática, em seguida o professor poderá solicitar aos alunos que façam um estudo gramatical da forma correta das palavras.

Como sugestão de trabalho o professor poderia tomar o email como gênero textual nas aulas de língua portuguesa, solicitando aos alunos que escrevam um email para o destinatário que eles queiram, convidando para um evento da escola e outro email para um colega de sala ou da escola enviando uma mensagem informal.

Ao avaliar a produção de texto desse gênero (email), o professor observará os pontos básicos de cada email-texto produzido, permitindo que os alunos comparem as linguagens utilizadas em cada e-mail enviado, coesão, coerência, concordância e o vocábulo usado para cada destinatário, assim o aluno poderá perceber quanto às diferenças empregadas e quanto à estrutura sintático semântica. As aulas de Português ganhariam uma metodologia atual, concernente a didática, os alunos aprenderiam o que dizer e como dizer por meio do email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário