Segundo Marcushi (2004), os gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Os gêneros textuais englobam vários textos produzidos por um usuário comum, como por exemplo: crônica, contos, poesia, textos dissertativos, científicos, temos também a carta pessoal, conversas ao telefone e também o email.
O e-mail tornou-se utilizado pelos internautas por se tratar de um correio eletrônico, rápido, prático e econômico, as pessoas se comunicam em qualquer parte do mundo em segundos, podendo ser enviada (mensagem) para diversos destinatários.
Voltado para sala de aula, o email é uma ótima alternativa para o professor trabalhar em sua prática. Porque, este está à disposição do aluno, ou seja, este já possui o hábito de manuseá-lo na web em seu cotidiano. Este gênero possui grandes semelhanças com o bilhete e a carta pessoal, estes últimos usados na escola, ou seja, dá para trabalhar a carta e o bilhete em uma nova roupagem, utilizando para isso o email.
Nessa perspectiva, é relevante que o professor entenda que o email pode ser considerado como gênero textual, pois carrega a estrutura-padrão da carta: vocativo, texto, despedida e assinatura, a linguagem utilizada vai depender do grau de formalidade exigida, do destinatário e da mensagem, o texto em si, costuma ser curto para melhor entendimento. Trabalhando o texto por meio do email, o professor poderá aproveitar para o estudo da gramática, os erros detectados poderão ser anotados no quadro do Laboratório de Informática, em seguida o professor poderá solicitar aos alunos que façam um estudo gramatical da forma correta das palavras.
Como sugestão de trabalho o professor poderia tomar o email como gênero textual nas aulas de língua portuguesa, solicitando aos alunos que escrevam um email para o destinatário que eles queiram, convidando para um evento da escola e outro email para um colega de sala ou da escola enviando uma mensagem informal.
Ao avaliar a produção de texto desse gênero (email), o professor observará os pontos básicos de cada email-texto produzido, permitindo que os alunos comparem as linguagens utilizadas em cada e-mail enviado, coesão, coerência, concordância e o vocábulo usado para cada destinatário, assim o aluno poderá perceber quanto às diferenças empregadas e quanto à estrutura sintático semântica. As aulas de Português ganhariam uma metodologia atual, concernente a didática, os alunos aprenderiam o que dizer e como dizer por meio do email.
Nenhum comentário:
Postar um comentário