segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Utilizar Pedagogicamente o E-mail, Orkut, Blog e MSN











Diante da dificuldade de alguns alunos em utilizar as ferramentas da Web, como: e-mail, blog, Orkut e MSN, constatou-se que os alunos utilizam algumas destas ferramentas ( MSN e Orkut) de forma inconseqüente e indevida, causando alguns transtornos. No que se refere ao e-mail e ao Blog, muitos alunos não conhecem, outros conhecem, mas não sabem manusear.
Este trabalho visa à conscientização e utilização destas ferramentas em sala de aula pedagogicamente, informando aos alunos dos pontos negativos e positivos na utilização desta no cotidiano e mostrando suas conseqüências dependendo da intencionalidade do internauta sob a mediação do professor.




Plano de Ação:
1- Ação – Reunião para apresentação e divulgação do projeto para as turmas do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental.
Subproduto - Será realizada uma reunião com os alunos, professores e equipe pedagógica para esclarecimentos de como será a realização do Projeto, nesta reunião será apresentado um vídeo sobre o Poder Visão, este vídeo fala da importância de se ter um novo olhar para as coisas que temos contato no dia a dia, neste caso será um novo olhar para as tecnologias, uma nova maneira de se relacionar com ela.
2- Ação - Criação de blogs da turma sob a mediação do professor.
Subproduto - Será criado um Blog para uso da turma, este Blog irá contribuir para o aprendizado dos alunos no uso deste. O professor explicará que o Blog será alimentado com as pesquisas dos alunos, trabalhos, conteúdos das disciplinas envolvidas, recados do professor para os alunos e da escola, mensagens de incentivos e vídeos educativos. Depois que os alunos estiverem aptos, cada aluno terá o seu blog, assim eles alimentarão com suas pesquisas escolares e diversas. O professor fará uma lista com os links de endereços de blogs dos alunos, dessa maneira será criada uma rede interativa com a turma.
3- Ação - Conscientização da utilização do Orkut de forma inadequada.
Subproduto – O professore apresentará uma pesquisa sobre os benefícios e malefícios do uso do Orkut, por meio do Data Show. Logo em seguida solicitará aos alunos que busquem outras informações sobre o mesmo assunto, para realização de um debate em sala de aula.
4- Ação - Criação de bancos de dados dos e-mail dos alunos pelo professor.
Subproduto – Primeiramente o professore explicará para que serve o e-mail, conscientizará os alunos de que é preciso adquiri o habito de abrir o e-mail todos os dias para verificar as mensagens recebidas. Logo após, dará inicio a criação de e-mails para todos os alunos, assim o professor criará um banco de dados dos e-mails acessível a todos os alunos.
5- Ação - Intercambio cultural através do MSN
Subproduto – Depois da criação de e-mails, o professor solicitará aos alunos que escolham na lista de alunos da outra escola, com seus respectivos endereços ( e-mails), um colega para a realização do bati papo, o professor fará um acordo com os alunos para que eles realizem o bati papo falando sobre o projeto, o que aprenderam, o que mais gostaram, o que não gostaram, em outra aula os alunos poderão conversar sobre assuntos diversos de seus interesses. O bate papo se tornará algo continuo, ou seja, será realizado quinzenalmente, o professor poderá expandir para outras cidades, dessa maneira o intercâmbio cultural se tornará expansivo e interativo.




Fontes de pesquisas:
http://teiaeducom.blogspot.com/2005/12/o-blog-conceito-e-uso-pedaggico.html
http://recursosdidatico.blogspot.com/
http://securityweb.ueuo.com/orkut/historia.htm
http://www.milleninhablog.blogspot.com/

MORAN, José Manuel. Como Utilizar a Internet na Educação. In: Revista Ciência da Informação, v. 26, n.2, 1997, p. 146153.
http://www.scielo.br/scielo.php?


KENSKI, Vani. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. 2005.
http://www.serprofessoruniversitario.pr o.br/ler.php?modulo

3 comentários:

  1. Olá Marilda.
    Esse projeto é bem interessante. Onde foi trabalhado, quais os resultados??Gostaria de saber mais. Por favor, me envie mais novidade.
    tecelisangela@gmail.com
    Elisangela - NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilda. Muito interessante o projeto que vocês estão desenvolvendo. Também estou me especializando nessa área, na Universidad Autónoma de Barcelona, mas analisando o papel do comunicador social como mediador desse processo. Vou acompanhar seu blog para ver os resultados. Parabéns e sucesso!
    Liana Aguiar - Jornalista e pedroafonsina de coração

    ResponderExcluir
  3. Olá Liana a quanto tempo!!
    O nosso projeto esta começando, em breve postarei fotos da realização dele na escola Ana Amorim. Obrigada pelo seu interesse e sucesso nos seus estudos!

    Bjs!

    Marilda

    ResponderExcluir